Transição Capilar - O que é?


Oi meninas, vocês sabem o que é a transição capilar?
É o momento que deixamos de usar quimica, e assumimos nosso cabelo natural, seja ele crespo, black power, cacheado, com cachinhos definidos ou aqueles com pouca definição, vc assume sua identidade nao importa como ele seja.
Esse movimento surgiu entre as mullheres de todo o ocidente, suspeito que começou  nos Estados Unidos em que as negras decidiram se libertar, pode até ser chamado de um movimento politico, porque a cada dia mais e mais mulheres entram no movimento, seja seu cabelo cacheado, crespo ou black power.
Antes, por volta dos anos 90, fazíamos relaxamentos, alisamentos, renas, aqueles de caixinnha, mas o resultado era um liso meio falso, "espichado", recentemente chegaram as definitivas, progressivas, inteligentes, tem até de mel, vinho, morango, chocolate, rs, que prometem um cabelo liso, brilhoso, leve, solto e natural, mas ao passar várias vezes, ou ate mesmo usando só uma vez, a gente percebe o quanto nosso cabelo sofre, percebemos que tudo era só marketing para ganhar mais e mais adeptos.
Então, transição não é só a escolha entre a progressiva e os cachos, é a quebra de inúmeras barreiras, desde a mídia, que apenas reconhece o cabelo liso e escorrido, até as críticas de familiares e pessoas próximas.
Quantas negras com cabelo natural tem em novelas? Quantas negras com cabelo liso? Quantas loiras? No Brasil tem muito mais negras do que loiras, digo loiras naturais, mas nas novelas, as mocinhas são sempre as loirinhas, de cabelos lisos, e olhos claros, será que elas são realmente mais bonitas que nós? Isso é uma questao que devemos pensar. Para a sociedade cabelo liso significa status.
Vi uma reportagem em que a Michelle Obama, negra, cabelo alisado, diz que tem vontade de fazer algo diferente radical, assumir a identidade dela, mas NÃO PODE por causa do cargo que ela assume, masoq -.-.
Preconceito existe. Olho torto, experiências negativas, crítica de amigos, estranhamento, até porque, no começo o cabelo fica aquelaa coisa, nem liso, nem cacheado, parece desleixo, mas isso desmotiva.
Existem inúmeros blogs que ajudam a aceitar a transição com o um estilo de vida, não obrigando aquelas que se amam com cabelo liso a deixar de alisar, a pessoa tem que se amar, primeiramente.
Transição capilar é passar do cabelo com quimica para o cabelo natural, não é modismo, é bom usar aquelas que já conseguiram como fonte de inspiração.
Eu era refém de alisantes, comecei com alisamento normal aos 10 ou 11 anos, talvez até antes, não me lembro, já não me reconhecia mais, agora chega, eu sou mais que isso. Meu cabelo está sem vida, fraco, sem brilho, caindo, quebrando.. Sinceramente eu nem lembro mais como era meu cabelo ao natural, mas a cada cachinho que aparece eu me sinto extremamente feliz e empolgada, Jonas que o diga, rs. Estou sem usar química há pouco mais de três meses, pouco tempo, tem  cerca de 4 dedos de raiz natural, estou no começo da caminhada, mas estou disposta a fazer isso, estou realmente disposta.
Volto para contar mais.
Beijos!

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita!
Saiba que sua opinião é muito importante para o progresso do blog, então, pode deixar seu comentário aqui, responderei!
Deixe o link do seu blog/site para que eu possa conhecê-lo também!
Beijos e muito obrigada! :)

 
Layout feito por Karine Batista