Low/No poo : O que é?

Muitas de vocês já devem ter se deparado em alguns grupos do facebook ou blogs falando que "tal produto é permitido", "esse aqui é proibido", "aquele xampu tem substâncias do mal", ou, ainda, ter lido o depoimento de alguém que segue uma rotina com produtos livres de silicones, de alguém que não usa xampu, de alguém que lê, obsessivamente, rótulos procurando ingredientes e diz seguir a filosofia No Poo ouLow Poo. Mas afinal, o que é isso?

Existem xampus com sulfatos, substâncias detergentes mais fortes e, portanto, mais agressivas aos fios de cabelo. Com as sucessivas lavagens, especialmente em cabelos finos, com tendência a ressecamento, como os cacheados e crespos, esses xampus vão danificando a fibra capilar, retirando não só a sujeira dos cabelos, mas também toda a proteção natural fornecida pelo sebo e pelos óleos produzidos pela nossa pele e pelo couro cabeludo. Por isso, temos aquela sensação de "cabelo cantando" após a lavagem: nossa cabeça está limpa até demais!

Pra compensar essa lavagem agressiva, nós precisamos de um condicionador, uma máscara de tratamento ou creme de pentear, após o xampu. Esses produtos repõem, portanto, aquilo que foi ralo abaixo com a espuma. Para dar novamente aquela impressão de cabelo brilhoso, sedoso, fácil de desembaraçar, muitos destes produtos contêm silicones, derivados do petróleo (óleo mineral) ou parafina líquida. Estes ingredientes podem, com o tempo, causar acúmulo nos fios e dar aquela impressão de cabelo pesado, opaco e que "se acostumou" com os produtos.

Esse "costume" nada mais seria do que os fios tão saturados e "encapados" pelo acúmulo desses ingredientes que os nutrientes dos tratamentos que aplicamos não conseguem, de fato, penetrar nos fios e fazer efeito.
Quanto mais usamos produtos contendo silicone, óleo mineral ou parafina líquida, mais propenso o cabelo estará a sofrer com o acúmulo dessas substâncias. Para solucionar isso, existem os xampus antiresíduos. Só que eles são ainda mais fortes que os xampus com sulfatos normais.

E, a partir daí, forma-se um círculo vicioso. O xampu com sulfato danifica os fios. Os danos são disfarçados com o uso de cremes de tratamento contendo silicones e óleo mineral. Quanto mais a gente usa, mais eles se acumulam e grudam nos fios, que "se acostumam" aos produtos. Pra retirar esse acúmulo, usamos um xampu ainda mais forte (o antiresíduos), que, limpando a "maquiagem" feita pelos cremes, deixa à mostra todos os danos que o cabelo sofreu até então. Aí, pra compensar isso, usamos mais cremes com silicones e óleo mineral que...
Não faz sentido estragar uma coisa pra depois remendar, e remendar de forma mal feita, não é mesmo? Se o sulfato resseca nossos fios a esse ponto, então chega de sulfato! Mas se usamos produtos com silicones, óleo mineral e parafina líquida, que se acumulam com facilidade, precisando mais cedo ou mais tarde, ser retirados com sulfato, então chega dessas substâncias também!

Low Poo e o No Poo são técnicas que servem para qualquer tipo de cabelo, e tem sido usado principalmente pelas cacheadas e crespas, pois tem o cabelo mais seco e frágil e couros cabeludos sensíveis a tensoativos agressivos.

Quem abole totalmente o xampu da rotina capilar pratica o No Poo ("poo" vem de shampoo). As adeptas dessa técnica higienizam o couro e os fios de cabelo com condicionador (nota: condicionadores com silicones solúveis ou sem silicone nenhum, não importa se faz Low poo, com silicone insolúvel não serve), fazendo a chamada co-wash, ou lavagem com condicionador. Outras pessoas utilizam enxágues com vinagre ou com bicarbonato de sódio ou, ainda, produtos que sejam específicos para limpeza dos cabelos, mas que não são xampus.

Já quem não consegue passar sem xampu, mas reduz, drasticamente, o número de lavagens com ele e, preferencialmente, opta por um xampu sem sulfatos, pratica Low Poo. Tem gente que intercala a lavagem com xampu e co-wash (usa, por exemplo, xampu uma vez na semana e, durante a semana, higieniza os cabelos com condicionador). Outras conseguem sustentar o cabelo numa boa durante a semana usando, apenas, uma lavagem com xampu. Pode-se usar o xampu sem sulfato em todas as lavagens, mesmo que se lave todos os dias.

São, exatamente, todos os produtos que contenham os componentes e substâncias "Incompatíveis com a técnica Low/no poo" e esses produtos acabam sendo inutilizados para quem já aderiu ou quer aderir a técnica.
Começamos analisando a lista de componentes e substâncias que não são permitidos na técnica, e depois conferimos se o produto possui algum deles, e se ele tiver, ao menos, um componente, ele se torna proibido.

Deixo abaixo uma tabela que será muito útil para vocês começarem a entender os rótulos dos produtos, e a evitar todos esses produtos.
Qualquer dúvida, pode me mandar nos comentários.
Beijoss!


0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita!
Saiba que sua opinião é muito importante para o progresso do blog, então, pode deixar seu comentário aqui, responderei!
Deixe o link do seu blog/site para que eu possa conhecê-lo também!
Beijos e muito obrigada! :)

 
Layout feito por Karine Batista